domingo, 4 de outubro de 2009

Conferência elege membros do Conselho de Política Cultural


O slogan “Sinal Verde para as Idéias” inspirou a 2ª Conferência Municipal de Cultura, encerrada neste sábado (3/10), na Capital, com muitas propostas feitas pelos 265 participantes. Todas refletem carências e demandas de diferentes áreas culturais, e apontam para a urgência de Florianópolis avançar em relação às políticas públicas de planejamento e gestão da cultura. O primeiro passo nesse sentido foi dado com a eleição dos 15 representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), criado pela Lei nº 7974/2009, sancionada esta semana pelo prefeito Dário Berger. A plenária também escolheu 11 delegados municipais para a Conferência Estadual de Cultura, marcada para o dia 25 de novembro.


Durante dois dias, poder público e sociedade civil se uniram para debater e elaborar propostas voltadas à valorização, fortalecimento e democratização da cultura em âmbito municipal, estadual e federal. Os participantes formaram grupos de trabalho em torno de cinco eixos temáticos, à luz do tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. As sugestões colhidas nas pré-conferências setoriais e na conferência municipal, discutidas e aprovadas na assembléia, irão constar do documento final que será encaminhado aos eventos estadual e nacional do setor.

Acelerando o passo

Para o Superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, o Município começa a acelerar o passo para construir uma política de Estado para a cultura. “Recuperamos a autonomia da Fundação Franklin Cascaes; temos finalmente um conselho de política cultural, após 22 anos; e realizamos essa conferência, que vai embasar o Plano de Cultura de Florianópolis. Nos próximos dias, o prefeito Dário Berger deve enviar à Câmara de Vereadores o projeto do Fundo Municipal de Cultura – o que mais uma vez demonstra que há vontade política por parte do governo”, avalia o superintendente.

Na opinião do gestor da FCFFC, a conferência municipal foi bastante produtiva e conseguiu atingir os objetivos propostos. “Tivemos um evento com ampla participação das diferentes áreas, e onde predominou o consenso, inclusive para escolha dos delegados e parte dos representantes do conselho”, comemora Rodolfo Pinto da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário